IBGE revela crescimento de 5,7% de eleitores aptos a votar na Paraíba

Dados divulgados nessa quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram um crescimento de 5,7% na faixa de eleitores aptos a votar na Paraíba em comparação com as eleições de 2016. Segundo o levantamento, em 2016 a população projetada com idade igual ou superior a 16 anos atingiu 2,98 milhões de pessoas.

De acordo com o cientista político, Fábio Machado, como no estado a maior parcela de eleitores é composta por mulheres, os políticos têm que voltar as atenções para esse público. Machado lembrou também que esse mesmo olhar tem que ser direcionado às pessoas, com idade até 24 anos. “Acredito que os governantes devem conter uma pauta específica voltada para esses públicos”, afirmou.

Outro dado destacado por Fábio é o número do eleitorado com mais idade, por conta do aumento da expectativa de vida no país. Segundo ele, essa realidade também vai demandar a apresentação de propostas voltadas para a seguridade social, aposentadoria e qualidade de vida dos idosos.

Fábio Machado disse que diferentemente do que algumas pessoas acham, a obrigatoriedade do voto não tem nenhuma relação com o número de eleitores votantes. Ele ressaltou que nos últimos 20 anos, o quantitativo de votos nulos, brancos e abstenções, fica em torno de 17 e 23%. “Nesses últimos anos, esse número nem sobe e nem baixa, o que demonstra que se as eleições não fossem obrigatórias provavelmente teríamos praticamente o mesmo resultado”, disse.











Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário