Adailma Fernandes e Renata Chistinne integram caravana em prol da inclusão dos municípios no Semiárido Nordestino

As prefeitas Adailma Fernandes (Serra da Raiz) e Renata Chistinne (Belém) integraram a caravana de prefeitos da microrregião de Guarabira, que participaram da XXI Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), nesta quinta-feira (27), em Recife (PE), onde reivindicam a inclusão dos municípios os quais representam no semiárido do nordestino.

O evento aconteceu no Instituto Ricardo Brennand e apreciou um relatório do grupo de trabalho interministerial que estabelece critérios técnicos para delimitação da região semiárida, com previsão de incluir os municípios de Guarabira, Alagoinha, Araçagi, Alagoa Grande, Belém, Borborema, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Sertãozinho e Serraria.

Em decorrência da seca e da crise econômica que o País vem enfrentando, nenhum município será excluído até que haja uma nova análise, prevista para 2021. Os critérios técnicos e científicos utilizados foram precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800 mm; Índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50; e percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano.

O próximo passo será a formalização do pleito em consonância com o governador Ricardo Coutinho. A inclusão no semiárido trará inúmeros benefícios para os municípios como acesso a financiamentos e programas federais, entre outros.
Por Henrique Filho
Com Rafael San
Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário