Serra da Raiz: 55 anos de emancipação politica

Foto: reproduzida do blog serradaraizpb
A cidade da Serra da Raiz este ano completará 55 anos de emancipação politica. A cidade foi emancipada do município de Caiçara. Antes da emancipação político-administrativa Serra da Raiz disputou acirradamente contra a cidade de Caiçara o domínio geopolítico da região. Esta rivalidade acarretou uma parcial paralisação do progresso dos dois povoados, fazendo com que os territórios da Serra da Raiz e de Caiçara fossem administrados pelo município de Guarabira até o ano de 1908, quando Caiçara foi emancipada e a Serra da Raiz ficou sendo figurada como distrito de Caiçara até o ano de 1959 quando foi definitivamente emancipada pela lei estadual nº 1962, de 21 de janeiro de 1959. Entre 1938 e 1943, ainda distrito de Caiçara, a localidade denominou-se Cupaoba

A região que compreende o município da Serra da Raiz é vinculada ao histórico episódio ocorrido na época da colonização da Paraíba no ano de 1574 denominado de Tragédia de Tracunhaém. Segundo historiadores, foi nessa região do município da Serra da Raiz que o índio Ininguaçu, teria arregimentado parte de sua tribo em busca de sua filha Iratembé, capturada por um mameluco que transitava na região da Serra da Copaoba. Os índios que eram da nação indígena dos potiguaras foram em direção ao Engenho Tracunhaém do proprietário Diogo Dias, na região que atualmente compreende a cidade pernambucana de Goiana, e lá teria ocorrido um grande massacre contra os moradores que viviam no engenho.

Por esses fatos o município de Serra da Raiz é considerado por alguns historiadores como um dos primeiros aldeamentos da então Capitania da Paraíba. Justificando a frase que a prefeita Adailma Fernandes proferiu “A Paraíba começa aqui”.

Nos 55 anos de emancipação A prefeita Adailma planejou uma extensa programão, onde terá varias atrações, entre as quais shows das bandas Ecantu’s e Forro do Bom. E nesse dia 21 de janeira em praça publica.

Por Henrique Filho

Com Informações da Wikipedia
Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário