Ministro da educação garante mais um campus da universidade federal para a Paraíba


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante voltou a garantir ao deputado Manoel Junior (PMDB-PB), durante reunião em Brasília nesta terça-feira, 11, que o município de Pedras de Fogo terá em breve, um campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O campus de Pedras de Fogo contará com o Centro de Formação Tecnológica e Social e vai oferecer vagas para os cursos de Tecnologia da Produção Agroindustrial; Tecnologia da Pequena e Média Produção Agropecuária; Tecnologia da Informação e Computação; Tecnologia da Gestão Social e Comunitária, além de Bacharelado em Ciências Contábeis.

No entanto, Mercadante alerta que a gestão municipal deve providenciar a doação ao Ministério da Educação do terreno onde será instalada a UFPB. O campus funcionará numa área de sete hectares, que pertence a Prefeitura Municipal e fica localizada às margens da PB 032, próximo a entrada da cidade. 

“São mais de cinco anos batalhando aqui em Brasília para que a expansão da UFPB para Pedras de Fogo saia do papel. Demos hoje, mais um passo importante”, postou Manoel Junior na sua página pessoal do twitter. “Como paraibano e como deputado federal, me sinto na obrigação de correr em busca de mecanismos para fortalecer a educação pública no meu Estado e em especial, na minha terra natal”, complementou o peemedebista.

Manoel Junior afirmou que o déficit do país em relação à educação superior ainda é grande. “Poder oferecer um curso de boa qualidade em uma instituição federal é uma grande contribuição para o fortalecimento da educação de Pedras de Fogo”.

Na opinião do parlamentar, a expansão das universidades federais para o interior, foi um dos maiores avanços da educação superior pública do país. “Antes, só havia oportunidades para os estudantes na capital”, diz. “Agora, ao invés dos estudantes irem para a universidade na capital, a universidade vai até eles”.

Emenda à LDO 2013 

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização da Câmara Federal também aprovou emenda de Manoel Junior à Lei de Diretrizes Orçamentária 2013 que garante a implantação de um campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para Pedras de Fogo, dentro da ação Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

“Estou fazendo o meu papel que é defender os interesses do povo paraibano e da minha terra natal [Pedras de Fogo] e serei incansável até que esse campus seja implantado”, declarou o deputado.

“Quando se expande a universidade, não se leva apenas o professor e a sala de aula. Leva-se a pesquisa, a extensão, os saberes, a cultura e a arte” defendeu o deputado. “A implantação desse novo campus da UFPB será um divisor de águas no nosso Estado e consolidará o Litoral Sul como polos de desenvolvimento capaz de fomentar a prosperidade duradoura que a Paraíba tanto necessita”, finalizou.

É a LDO que orienta a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Bem como, das empresas públicas e autarquias. Seu objetivo principal é sintonizar a Lei Orçamentária Anual - LOA com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.

Revista Novo Perfil on line
Fonte: Assessoria do Deputado Manoel Júnior via Política PB
Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário