Saúde registra quatro casos do vírus da dengue tipo 4 na Paraíba

Quatro casos de dengue Tipo 4 foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na tarde desta quarta-feira (22). A gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explicou que nos meses de março e abril foram enviadas mais de 80 amostras suspeitas de dengue que tiveram quatro resultados positivos para o vírus tipo 4 da dengue nos municípios de João Pessoa e Cajazeiras.
Em termos de classificação, se trata do mesmo tipo de vírus, com quatro variações, fato considerado pelo SES como uma ameaça à saúde pública. De acordo com a SES, a descoberta do tipo 4 do vírus foi possível após o isolamento viral da doença, método mais específico para determinação do arbovírus (vírus essencialmente transmitido por artrópodes, como os mosquitos) responsável pela infecção. A coleta de amostra deve ser feita até o quinto dia do início dos sintomas.
O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, afirmou que o Governo do Estado reestruturou toda a rede de saúde e montou uma agenda de trabalho que está sendo executada em toda a Paraíba para a implantação de ações de prevenção e combate à dengue. “Precisamos nos unir e intensificar as nossas ações com vistas a redução dos casos da doença em nosso Estado, pois o controle e o combate à dengue é um trabalho de todos”, afirmou.
De acordo com o boletim epidemiológico da SES, de 1º de janeiro a 4 de maio deste ano, foram notificados 4.876 casos suspeitos de dengue na Paraíba, com 1.472 casos confirmados para dengue clássica e 432 descartados. No comparativo com o número de notificações em igual período de 2012, houve um aumento de 23,66%. No ano passado, foram registrados 3.943 casos da doença.
Revista Novo Perfil on line
Fonte: G1 PB
Share on Google Plus

Postado por: Revista Novo Perfil

“O Mundo não lembra dos que não se fazem lembrar”. Anuncie Conosco. Contato: TIM (83) 999-386-921 E-mail: revistanovoperfil@hotmail.com
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário